Manter a equipe do cartório engajada é algo fundamental para o sucesso da sua serventia. Afinal, os resultados do negócio dependem diretamente dos colaboradores. E esses entregam resultados melhores quando estão motivados e engajados.
Com isso, o engajamento dos times mostra-se como algo essencial para melhorar a eficiência, gestão da produtividade e o nível de excelência em sua prestação de serviço.
Mas, afinal, como manter a equipe do cartório engajada e focada em resultados? No artigo de hoje, saiba mais sobre como gerir pessoas e garantir a produtividade das rotinas de atividade notarial. Confira, a seguir, algumas dicas essenciais para manter sua equipe do cartório engajada e com foco no caminho ideal.
1. Reconheça o trabalho bem-feito pela equipe do cartório
O engajamento não surge do dia para a noite. Por isso, é importante acionar constantemente as alavancas certas para promover esse comportamento em seus colaboradores.
Uma maneira de fazer isso é sempre reconhecer as melhorias, os progressos e os bons resultados obtidos pelos profissionais. Isso permite que eles se sintam valorizados, e também torna possível estabelecer um padrão de performance para sua serventia.
Para ter subsídios ideais para essa prática, é recomendado utilizar um sistema especializado para cartórios, com métricas personalizadas para o segmento e que consolidem indicadores para avaliar, de modo ágil, preciso e justo, como está a performance de cada colaborador.
A partir disso, será possível acompanhar as variações em seu desempenho e reconhecer sempre que houver um ganho importante para o profissional e para os resultados macro do cartório.
2. Faça pesquisa de clima
A pesquisa de clima é uma ferramenta poderosa para identificar focos de problema na liderança em cartório e na gestão de pessoas antes que esses impactem significativamente nos resultados da serventia.
Por exemplo, essa pesquisa pode demonstrar que a maioria dos colaboradores está insatisfeita com o sistema defasado utilizado na serventia. Isso, no longo prazo, pode não apenas prejudicar o engajamento como elevar o índice de rotatividade do pessoal, comprometendo a produtividade do time, como também aponta para uma oportunidade importante de melhoria para elevar a eficiência da sua operação.
Entretanto, para que essa prática traga os resultados esperados e ajude a manter a equipe do cartório engajada, é importante que a participação seja anônima e que não haja represálias em relação aos comentários feitos na pesquisa.
3. Para manter a equipe do cartório engajada, personalize sua abordagem
Um discurso e práticas genéricas dificilmente oferecem os melhores impactos ou engajamento. Conhecer as preferências, forças, dificuldades, motivações pessoais e outros aspectos do perfil de sua equipe permite que você possa adaptar e personalizar as iniciativas e estímulos para mantê-la sempre engajada.
Para alguns, uma aproximação mais pessoal pode ser muito relevante. Já outros profissionais sentem-se mais engajados por argumentos objetivos e uma visão mais analítica da gestão. Ter essa flexibilidade nas comunicações, interações e iniciativas pode ser algo poderoso para otimizar resultados e sua gestão de pessoas.
4. Construa uma comunicação aberta
Engajamento depende também de confiança e do nível de receptividade percebido em relação à gestão da serventia. A equipe do cartório dificilmente se movimentará com os esforços máximos se não houver autonomia e espaço aberto para o diálogo.
É importante lembrar de que ideias inovadoras constantemente surgem a partir de insights de quem está diretamente envolvido com os processos do cartório. Mas, para elas surgirem e chegarem até o gestor, é necessário que o colaborador se sinta ouvido e à vontade para fazer sugestões.
Tenha em mente que engajar é, também, oferecer liberdade para que pequenos problemas possam ser resolvidos de forma criativa por sua equipe, demonstrando que sua expertise e criatividade são valorizadas.
5. Ofereça oportunidades de treinamento
Criar um plano de educação corporativa para sua serventia pode trazer diversos benefícios. Além de permitir ter sempre colaboradores capacitados e atualizados em relação a novas exigências e às melhores práticas, os treinamentos podem ajudar também a manter a equipe do cartório engajada.
Afinal, o treinamento representa uma valorização de seu talento interno, um investimento da serventia no desenvolvimento dos profissionais de seu time.
Não é à toa que altos índices de rotatividade estão associados à falta desse tipo de oportunidade nas organizações. E que, segundo levantamento do LinkedIn, 94% dos profissionais consultados afirmaram que ficariam mais tempo em uma organização se essa tivesse investido em sua qualificação profissional. Isso demonstra que o treinamento tem potencial de gerar engajamento e motivação nas equipes.
Para extrair os melhores resultados, tanto para a serventia quanto para o desenvolvimento do colaborador, é importante oferecer treinamentos de hard skills (habilidades técnicas), como também de soft skills (habilidades comportamentais, como criatividade, colaboração, negociação e outras).
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